LOCALIZANDO O POVO ZO’É:

JaguarO povo ZO’É habita seu território de ocupação imemorial,
localizado no noroeste do Estado do Pará, entre os rios
Cuminapanema, Erepecuru e Urucuriana (vide mapa 1).

Caracteriza-se por área de extensas florestas submontanas de clima equatorial, entremeadas de faixas de campos naturais, na qual este povo indígena viabiliza seu autosustento econômico e sua vida social, perfeitamente integrados ao ecossistema através de práticas de produção milenares e de modelos de usufruto de baixo impacto ambiental.

A TERRA INDÍGENA ZO’É, declarada como posse permanente indígena pela Portaria 365-20-04-2001 do Ministério da Justiça, dispõe de aproximadamente 624.000 hectares. A Frente de Proteção Etnoambiental Cuminapanema pleiteia a formalização de uma faixa contínua de proteção de 20 km em todo o entorno da Terra Indígena Zo’é, como forma de resguardo para a conservação das condições ambientais e de reprodução e disponibilidade de flora e fauna naturais, necessárias a manutenção do modo de vida e continuidade econômica e cultural do povo Zo’é.

O entorno da Terra Indígena Zo’é foi classificado pelo ZEE (Zoneamento Econômico Ecológico) do Estado do Pará como área de “florestas estaduais”, sendo inserido em diversas categorias de proteção ambiental mapa 2.